ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO SOBRE O SONETO "EU CANTAREI O AMOR TÃO DOCEMENTE", DE LUÍS DE CAMÕES.
Soneto "Eu cantarei o amor tão
docemente"
Eu cantarei o Amor tão docemente,
por uns termos em si tão concertados,
que dois mil acidentes namorados
faça sentir ao peito que não sente.
Farei que o Amor a todos avivente,
pintando mil segredos delicados,
brandas iras, suspiros magoados
temerosa ousadia e pena ausente.
Também, senhora do desprezo honesto
de vossa vista branda e rigorosa,
contentar-me-ei dizendo a menos parte.
Porém, para cantar de vosso gesto
a composição alta e milagrosa,
aqui falta saber, engenho e arte.
CAMÕES, Luís. In Rimas. Edição de
A. J. da Costa Pimpão.Coimbra, Atlântida Editora, 1973.
ATIVIDADE DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO - SONETO "EU CANTAREI O AMOR TÃO DOCEMENTE"
01. Na 1ª estrofe do soneto de
Luís de Camões, o eu-lírico expressa um desejo. Que desejo é esse?
a) De que as pessoas não devem
amar, porque o amor só traz sofrimento e amarguras.
b) De que as pessoas consertem os
seus erros e possam amar verdadeiramente.
c) De decifrar o amor, porque,
para ele, é um sentimento misterioso.
d) De conseguir nesta vida um
amor que possa lhe fazer feliz.
e) De que as pessoas que não
amam, possam desfrutar desse sentimento único, que é o amor.
02. Ao dizer “Farei que o amor a todos
avivente”, o eu-lírico quer que
a) o amor preencha o vazio da
vida das pessoas.
b) o amor dê vida, alegria e
transforme as pessoas.
c) o amor conquiste os que têm
medo de amar.
d) as pessoas vivam
exclusivamente pelo amor.
e) as pessoas não queiram amar,
porque ele faz sofrer.
03. No poema de Luís de Camões,
podemos verificar uma das características do Classicismo. Que característica é
essa?
a) A referência à mitologia
greco-latina.
b) A reverência ao passado
glorioso de Portugal e ao povo português.
c) A preferência por temas
universais, como o amor.
d) A preocupação com os
desconsertos do mundo.
e) O uso da medida velha, com
versos de 5 e 7 sílabas poéticas.
04. O eu-lírico reconhece, na
última estrofe, que
a) ele ama incondicionalmente a
sua musa e nada pode mudar isso.
b) ele não é capaz de amar a
senhora na intensidade que ela merece.
c) em seu coração não cabe amor
tão grande e sublime.
d) ele não tem força para
resistir a este amor que o maltrata.
e) ele não tem competência para
descrever poeticamente os gestos da amada.
05. Ao analisar o gênero
literário poesia, de Luís de Camões, podem ser considerados corretos os
itens
I. O poema, conforme a sua
estrutura, pode ser classificado como soneto.
II. Os três últimos versos são
decassílabos.
III. Em todos os versos do poema,
verificam-se rimas ricas.
IV. A primeira e a segunda
estrofes são denominadas de quarteto.
V. As rimas das duas primeiras
estrofes são, quanto à sua posição na estrofe, classificadas como paralelas.
a) I, II e IV.
b) I, III e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e V.
e) II, III e IV.
06. Ao analisar a expressão, “temerosa ousadia”, percebe-se o uso da
figura de linguagem
a) Eufemismo.
b) Metáfora.
c) Ironia.
d) Paradoxo.
e) Prosopopeia.
07. Ao dizer “aqui falta saber, engenho e arte”, a
palavra “engenho”, neste verso, pode ser substituída por
a) sabedoria.
b) orientação.
c) habilidade.
d) humildade.
e) esperteza.
Retirado do Blog: https://decifrandotextosecontextos.blogspot.com/2016/05/atividade-de-interpretacao-sobre-o_4.html
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