domingo, 26 de março de 2023

Biografia - Monteiro Lobato

 

No dia 18 de abril de 1.882, nascia na cidade de Taubaté, Em São Paulo, José Renato Monteiro Lobato, filho de José Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Monteiro Lobato.

            Em 1.893, mudou seu nome para José Bento Monteiro Lobato, pois queria usar a bengala do pai, que tinha gravadas as iniciais J.B.M.L. Além de brincar com suas irmãs, Ester e Judite. Ele gostava muito de ler, principalmente os livros da biblioteca do seu avô materno, o visconde de Tremembé.

            Aos 18 anos, Monteiro Lobato entrou para a Faculdade de Direito de São Paulo por imposição do avô, mas o seu grande desejo era estudar na Escola de Belas-Artes. Alguns anos depois de formado, Lobato declarou: “Tentei arrancar de mim o carnegão da literatura. Impossível. Só consegui uma coisa: adiar para depois dos 30 o meu aparecimento.“

            Em 1.908, casou-se com Maria Pureza da Natividade, chamada carinhosamente de Purezinha, com quem teve quatro filhos: Edgar, Guilherme, Marta e Rute.

            Em 1.918, lançou o primeiro livro de contos, Urupês, considerado sua obra-prima.

            Publicou seu primeiro livro para crianças. A menina do Narizinho Arrebitado, 1.920 e não parou mais de escrever para o público infantil. A partir daí, nasceram as personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como Dona Benta; Emília, a esperta e faladeira boneca de pano; o imaginação de toda a turma.

            No período de 1.920 a 1.947, Lobato publicou muitas obras para adultos e crianças. Entre elas, Fábulas de Narizinho, Emília no País da Gramática, Caçadas de Pedrinho, Geografia da Dona Benta, Histórias de Tia Nastácia, O Picapau Amarelo, A Chave do Tamanho, A Reforma da Natureza.

            No dia 4 de julho de 1.948, falecia o homem que respeitou a inteligência das crianças e criou um mundo para elas. Nas palavras de Lobato: “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar”.

Fonte: HTTP://lobato.globo.com

 

A biografia ( bio, do grego “vida”; grafia, do grego “escrita”, “descrição”; biografia “descrição da vida”)  é um texto informativo sobre a vida de uma pessoa. Geralmente, os acontecimentos são descritos na ordem em que eles aconteceram, ou seja, obedecem a uma sequência temporal. As informações apresentadas são:

·      Nome, data e local de nascimento;

·      Fatos da infância, da adolescência ou juventude;

·      Data e local de morte.

 

Análise do Texto

1) Por qual nome a pessoa biografada é conhecida?

b) Quem são os pais dela?

c) Além de brincar com suas irmãs Ester e Judite, o que mais o biografado gostava de fazer?

d) Com quem o biografado se casou e em que ano?

e) Quantos filhos o biografado teve e quais os nomes deles?

f) Qual é o nome do seu primeiro livro?

g) Em que ano foi publicado o primeiro livro destinado ao público infantil? E qual é o título dele?

 

2) Qual é a importância de uma biografia?

 

3) O que um escritor de biografias precisa fazer para escrever sobre a vida das pessoas?

 

4) O que aconteceria se os fatos vividos pela pessoa biografada fossem escritos fora da sequencia temporal?

 

5) Preencha o esquema com informações do texto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário