domingo, 26 de março de 2023

Características dos Gêneros Textuais - Parte 1

 

Características do cartão postal:

·                       Mensagem rápida, geralmente sobre impressões de viagens;

·     ilustrado com imagem  em um dos lados; do outro, espaço para texto e endereço do destinatário;

·                       texto curto;

·                       assunto livre;

·                       apresenta vocativo e assinatura;

·     verbos geralmente no presente do indicativo; linguagem varia de acordo com os interlocutores, podendo estar entre o coloquial, o casual ou o informal.

Características da carta pessoal:

  • ·       Comunicação geralmente breve e pessoal, de assunto livre;
  • ·       sua estrutura é composta de local e data, vocativo, corpo e assinatura; às vezes, também de P.S.;
  • ·       a linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser menos ou mais formal, culta ou coloquial, e, eventualmente, incluir gírias;
  • ·       verbos geralmente no presente do indicativo;
  • ·       quando enviada pelo correio, a carta é acondicionada em um envelope, preenchido adequadamente com o nome e o endereço do remetente e do destinatário.

Características da receita:

  • ·       Contém título;
  • ·       normalmente apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;
  • ·       no modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;
  • ·       pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar, servir, etc.;
  • ·       a linguagem é direta, clara e objetiva;

·       emprega o padrão culto da língua.

Características do  texto de campanha comunitária:

·       Objetiva esclarecer e orientar a população sobre uma campanha, além de pedir colaboração;

·       apresenta título chamativo, comumente persuasivo;

·       é geralmente ilustrado;

·       apresenta estrutura variável, porém normalmente esclarece em que consiste a campanha, qual é a sua finalidade, o que fazer para participar;

·       a linguagem geralmente á clara, objetiva e persuasiva, de acordo com o padrão culto da língua;

·       emprega as funções referencial e conativa, conforme seu objetivo;

·       usa verbos no imperativo.

 

Características do cartaz:

  • ·       Informa, instrui e persuade o leitor sobre algum assunto;
  • ·       geralmente utiliza as linguagens verbal e não verbal, podendo haver predomínio de uma delas;
  • ·       texto em linguagem verbal curto, para uma leitura rápida;
  • ·       presença de título que tem por finalidade atrair o leitor e definir o assunto do cartaz;
  • ·       linguagem verbal clara, direta, objetiva e concisa, adequada aos objetivos da campanha e ao público a que se destina;
  • ·       emprega, geralmente, o padrão culto formal da língua;
  • ·       identificação simples por meio de logotipo do órgão, entidade ou empresa responsável pela mensagem veiculada.

Características do relatório:

  • ·       Tem por objetivo expor a investigação de um fato, de um acontecimento ou de uma experiência científica;
  • ·       pode servir-se de descrições, de enumerações, de exposições narrativas, de relatos de fatos, de gráficos, de estatísticas, etc.;
  • ·       pode ou não seguir um roteiro preestabelecido;
  • ·       apresenta, normalmente, introdução, desenvolvimento e conclusão; em alguns casos, pode apresentar outras partes, como folha de rosto, sumário, anexos;
  • ·       a linguagem é precisa e objetiva, de acordo com o padrão culto e formal; admite, no entanto, a pessoalidade.

Características do texto narrativo:

  • ·       Apresenta fatos em sequência, numa relação de causa e efeito;
  • ·       os fatos são vividos por personagens, em determinado tempo e lugar;
  • ·       apresenta um narrador que, diante dos fatos narrados, pode assumir dois pontos de vista: o de narrador-personagem ou de narrador-observador.

Características da descrição:

  • ·       Caracteriza, por meio de imagens ou de palavras, seres, coisas e lugares;
  • ·       emprega adjetivos, locuções adjetivas, verbos de estado e  orações adjetivas;
  • ·       emprega geralmente verbos de estado, normalmente no presente e no imperfeito do indicativo;
  • ·       estabelece comparações;
  • ·       faz referências às impressões sensitivas: cores, formas, cheiros, gostos, impressões táteis, sons.

Características da fábula:

  • Gênero narrativo que transmite um ensinamento;
  • as personagens quase sempre são animais;
  • a narrativa é curta; geralmente um diálogo;
  • no final da história, destaca-se uma moral;
  • emprega normalmente a linguagem culta e formal ou a coloquial, dependendo da intenção do autor;
  • empregam-se geralmente verbos no pretérito perfeito e imperfeito do indicativo nos trechos que pertencem ao narrador, e presente do indicativo na fala das personagens.

Características do depoimento escrito:

  • Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
  • tem uma intenção pedagógica;
  • apresenta elementos básicos da narrativa: sequência de fatos, pessoas, tempo e espaço;
  • o narrador é protagonista;
  • verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa; os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo;
  • geralmente emprega o padrão culto formal da língua.

Características do texto teatral escrito:

  Texto que serve à representação teatral;

  normalmente dispensa o narrador;

  contém os elementos básicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar;

  apresenta discurso direto como estrutura básica de construção do texto e desenvolvimento das ações;

  identifica o nome da personagem antes de sua fala;

  apresenta rubricas de interpretação e de movimento;

  o nível de linguagem é adequado à personagem e ao contexto;

  às vezes, apresenta divisão em atos.

 

Características do poema:

  Geralmente é construído em versos;

  os versos podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;

  explora a musicalidade e o ritmo das palavras;

  frequentemente são empregadas figuras de linguagem com a intenção de criar efeitos de som e de sentido;

  predomina a função poética da linguagem;

  pode apresentar rima no final ou no interior dos versos;

  pode ou não empregar recursos sonoros.


Características do texto argumentativo oral em debates:

  Texto de intenção persuasiva; seu objetivo é defender um ponto de vista sobre determinado assunto e convencer o(s) interlocutor(es);

  exposição das ideias com base em argumentos;

  marcas de apoio ou refutação às ideias do(s) interlocutor(es);

  linguagem culta ou coloquial, menos ou mais formal, dependendo da situação; marcas de oralidade;

  presença de expressões de opinião, como eu penso que, na minha opinião, discordo de, etc.;

  tempos verbais predominantemente no presente do indicativo.

 

Características do texto argumentativo escrito:

  Texto de intenção persuasiva;

  defende-se um ponto de vista sobre determinado assunto;

  o ponto de vista é fundamentado com argumentos;

  estrutura básica: introdução (apresentação da ideia principal), desenvolvimento (argumentos) e conclusão (confirmação da ideia principal);

  linguagem normalmente de acordo com o padrão culto formal da língua;

  o autor pode colocar-se de modo pessoal (em lª Pessoa) ou de modo impessoal (em 3ª Pes­soa), dependendo de sua intenção, de quem são os interlocutores e do veículo do texto;

  presença de palavras e expressões que introduzem opiniões pessoais (na minha opinião, gostaria de lembrar que, penso que, etc.) Ou impessoais (é provável que, é possível que, não se pode esquecer que, convém lembrar que, etc.).

 

Características da entrevista escrita:

  Tem por finalidade colher informações, depoimentos, opiniões, aspectos da vida pessoal ou profissional de pessoas de destaque nos meios artístico, cultural, político, religioso, etc.;

  estrutura: contém título e geralmente subtítulo e uma introdução (um pequeno texto em que se apresenta o entrevistado e o assunto a ser tratado); o texto da entrevista propriamente dito é organizado em perguntas e respostas;

  apresentação do nome do entrevistado e do entrevistador (nome do jornalista ou do jornal ou revista que ele representa) antes da fala de cada um;

  linguagem geralmente culta, podendo sofrer variações conforme as características do entre­vistado, do jornal ou revista e do público leitor; geralmente na transcrição são desprezadas as marcas de oralidade;

  linguagem que procura reproduzir o ritmo da conversa;

  emprega verbos predominantemente no presente do indicativo.

Características da reportagem:

  Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;

  costuma estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;

  pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;

  predomínio da função referencial da linguagem;

  linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.

 

Características do texto publicitário escrito:

  Quase sempre constituído por imagem e texto;

  linguagem persuasiva, direta e clara;

  nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir; geralmente a variedade culta informal da língua;

  verbos geralmente no modo imperativo ou no presente do indicativo;

  uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras, provérbios, etc. como forma de atrair a atenção do público;

  estrutura variável, mas em geral composta por:

Título, que chama a atenção sobre o produto;

Texto, que amplia o argumento do título;

Assinatura, logotipo ou marca do anunciante.

 

Características da carta argumentativa do leitor:

  Expressa a opinião do leitor sobre textos publicados em jornal ou revista;

  tem intencionalidade persuasiva;

  tem estrutura semelhante à da carta pessoal: data, vocativo, corpo do texto (assunto);

  expressão cordial de despedida e assinatura;

  linguagem de acordo com o perfil do autor, da revista ou jornal a que se destina, predomi­nando o padrão culto formal;

  menor ou maior pessoalidade, de acordo com a intenção do autor.


Características da crítica:

  Informa sobre o lançamento de um objeto cultural — disco, livro, show, concerto, exposição, peça teatral, etc. — e avalia seus aspectos positivos e negativos;

  tem intencionalidade persuasiva, que estimula ou não o público a "consumir" o objeto em questão;

  estrutura relativamente livre; normalmente é introduzida por um pequeno histórico da obra. Seguido de uma descrição de suas partes e de uma avaliação de seus aspectos mais significa­tivos; geralmente são feitas comparações com outras obras do mesmo autor, ou com obras de outros autores e comentários sobre a importância da obra no contexto atual;

  verbos predominantemente no presente do indicativo;

  linguagem clara e objetiva; nível de linguagem e grau de pessoalidade/ impessoalidade que variam de acordo com o veículo e com o público a que se destina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário