domingo, 26 de março de 2023

Características dos Gêneros Textuais - Parte 1

 

Características do cartão postal:

·                       Mensagem rápida, geralmente sobre impressões de viagens;

·     ilustrado com imagem  em um dos lados; do outro, espaço para texto e endereço do destinatário;

·                       texto curto;

·                       assunto livre;

·                       apresenta vocativo e assinatura;

·     verbos geralmente no presente do indicativo; linguagem varia de acordo com os interlocutores, podendo estar entre o coloquial, o casual ou o informal.

Características da carta pessoal:

  • ·       Comunicação geralmente breve e pessoal, de assunto livre;
  • ·       sua estrutura é composta de local e data, vocativo, corpo e assinatura; às vezes, também de P.S.;
  • ·       a linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser menos ou mais formal, culta ou coloquial, e, eventualmente, incluir gírias;
  • ·       verbos geralmente no presente do indicativo;
  • ·       quando enviada pelo correio, a carta é acondicionada em um envelope, preenchido adequadamente com o nome e o endereço do remetente e do destinatário.

Características da receita:

  • ·       Contém título;
  • ·       normalmente apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;
  • ·       no modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;
  • ·       pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar, servir, etc.;
  • ·       a linguagem é direta, clara e objetiva;

·       emprega o padrão culto da língua.

Características do  texto de campanha comunitária:

·       Objetiva esclarecer e orientar a população sobre uma campanha, além de pedir colaboração;

·       apresenta título chamativo, comumente persuasivo;

·       é geralmente ilustrado;

·       apresenta estrutura variável, porém normalmente esclarece em que consiste a campanha, qual é a sua finalidade, o que fazer para participar;

·       a linguagem geralmente á clara, objetiva e persuasiva, de acordo com o padrão culto da língua;

·       emprega as funções referencial e conativa, conforme seu objetivo;

·       usa verbos no imperativo.

 

Características do cartaz:

  • ·       Informa, instrui e persuade o leitor sobre algum assunto;
  • ·       geralmente utiliza as linguagens verbal e não verbal, podendo haver predomínio de uma delas;
  • ·       texto em linguagem verbal curto, para uma leitura rápida;
  • ·       presença de título que tem por finalidade atrair o leitor e definir o assunto do cartaz;
  • ·       linguagem verbal clara, direta, objetiva e concisa, adequada aos objetivos da campanha e ao público a que se destina;
  • ·       emprega, geralmente, o padrão culto formal da língua;
  • ·       identificação simples por meio de logotipo do órgão, entidade ou empresa responsável pela mensagem veiculada.

Características do relatório:

  • ·       Tem por objetivo expor a investigação de um fato, de um acontecimento ou de uma experiência científica;
  • ·       pode servir-se de descrições, de enumerações, de exposições narrativas, de relatos de fatos, de gráficos, de estatísticas, etc.;
  • ·       pode ou não seguir um roteiro preestabelecido;
  • ·       apresenta, normalmente, introdução, desenvolvimento e conclusão; em alguns casos, pode apresentar outras partes, como folha de rosto, sumário, anexos;
  • ·       a linguagem é precisa e objetiva, de acordo com o padrão culto e formal; admite, no entanto, a pessoalidade.

Características do texto narrativo:

  • ·       Apresenta fatos em sequência, numa relação de causa e efeito;
  • ·       os fatos são vividos por personagens, em determinado tempo e lugar;
  • ·       apresenta um narrador que, diante dos fatos narrados, pode assumir dois pontos de vista: o de narrador-personagem ou de narrador-observador.

Características da descrição:

  • ·       Caracteriza, por meio de imagens ou de palavras, seres, coisas e lugares;
  • ·       emprega adjetivos, locuções adjetivas, verbos de estado e  orações adjetivas;
  • ·       emprega geralmente verbos de estado, normalmente no presente e no imperfeito do indicativo;
  • ·       estabelece comparações;
  • ·       faz referências às impressões sensitivas: cores, formas, cheiros, gostos, impressões táteis, sons.

Características da fábula:

  • Gênero narrativo que transmite um ensinamento;
  • as personagens quase sempre são animais;
  • a narrativa é curta; geralmente um diálogo;
  • no final da história, destaca-se uma moral;
  • emprega normalmente a linguagem culta e formal ou a coloquial, dependendo da intenção do autor;
  • empregam-se geralmente verbos no pretérito perfeito e imperfeito do indicativo nos trechos que pertencem ao narrador, e presente do indicativo na fala das personagens.

Características do depoimento escrito:

  • Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
  • tem uma intenção pedagógica;
  • apresenta elementos básicos da narrativa: sequência de fatos, pessoas, tempo e espaço;
  • o narrador é protagonista;
  • verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa; os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo;
  • geralmente emprega o padrão culto formal da língua.

Características do texto teatral escrito:

  Texto que serve à representação teatral;

  normalmente dispensa o narrador;

  contém os elementos básicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar;

  apresenta discurso direto como estrutura básica de construção do texto e desenvolvimento das ações;

  identifica o nome da personagem antes de sua fala;

  apresenta rubricas de interpretação e de movimento;

  o nível de linguagem é adequado à personagem e ao contexto;

  às vezes, apresenta divisão em atos.

 

Características do poema:

  Geralmente é construído em versos;

  os versos podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;

  explora a musicalidade e o ritmo das palavras;

  frequentemente são empregadas figuras de linguagem com a intenção de criar efeitos de som e de sentido;

  predomina a função poética da linguagem;

  pode apresentar rima no final ou no interior dos versos;

  pode ou não empregar recursos sonoros.


Características do texto argumentativo oral em debates:

  Texto de intenção persuasiva; seu objetivo é defender um ponto de vista sobre determinado assunto e convencer o(s) interlocutor(es);

  exposição das ideias com base em argumentos;

  marcas de apoio ou refutação às ideias do(s) interlocutor(es);

  linguagem culta ou coloquial, menos ou mais formal, dependendo da situação; marcas de oralidade;

  presença de expressões de opinião, como eu penso que, na minha opinião, discordo de, etc.;

  tempos verbais predominantemente no presente do indicativo.

 

Características do texto argumentativo escrito:

  Texto de intenção persuasiva;

  defende-se um ponto de vista sobre determinado assunto;

  o ponto de vista é fundamentado com argumentos;

  estrutura básica: introdução (apresentação da ideia principal), desenvolvimento (argumentos) e conclusão (confirmação da ideia principal);

  linguagem normalmente de acordo com o padrão culto formal da língua;

  o autor pode colocar-se de modo pessoal (em lª Pessoa) ou de modo impessoal (em 3ª Pes­soa), dependendo de sua intenção, de quem são os interlocutores e do veículo do texto;

  presença de palavras e expressões que introduzem opiniões pessoais (na minha opinião, gostaria de lembrar que, penso que, etc.) Ou impessoais (é provável que, é possível que, não se pode esquecer que, convém lembrar que, etc.).

 

Características da entrevista escrita:

  Tem por finalidade colher informações, depoimentos, opiniões, aspectos da vida pessoal ou profissional de pessoas de destaque nos meios artístico, cultural, político, religioso, etc.;

  estrutura: contém título e geralmente subtítulo e uma introdução (um pequeno texto em que se apresenta o entrevistado e o assunto a ser tratado); o texto da entrevista propriamente dito é organizado em perguntas e respostas;

  apresentação do nome do entrevistado e do entrevistador (nome do jornalista ou do jornal ou revista que ele representa) antes da fala de cada um;

  linguagem geralmente culta, podendo sofrer variações conforme as características do entre­vistado, do jornal ou revista e do público leitor; geralmente na transcrição são desprezadas as marcas de oralidade;

  linguagem que procura reproduzir o ritmo da conversa;

  emprega verbos predominantemente no presente do indicativo.

Características da reportagem:

  Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;

  costuma estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;

  pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;

  predomínio da função referencial da linguagem;

  linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.

 

Características do texto publicitário escrito:

  Quase sempre constituído por imagem e texto;

  linguagem persuasiva, direta e clara;

  nível de linguagem de acordo com o público que se pretende atingir; geralmente a variedade culta informal da língua;

  verbos geralmente no modo imperativo ou no presente do indicativo;

  uso de recursos como figuras de linguagem, ambiguidade, jogos de palavras, provérbios, etc. como forma de atrair a atenção do público;

  estrutura variável, mas em geral composta por:

Título, que chama a atenção sobre o produto;

Texto, que amplia o argumento do título;

Assinatura, logotipo ou marca do anunciante.

 

Características da carta argumentativa do leitor:

  Expressa a opinião do leitor sobre textos publicados em jornal ou revista;

  tem intencionalidade persuasiva;

  tem estrutura semelhante à da carta pessoal: data, vocativo, corpo do texto (assunto);

  expressão cordial de despedida e assinatura;

  linguagem de acordo com o perfil do autor, da revista ou jornal a que se destina, predomi­nando o padrão culto formal;

  menor ou maior pessoalidade, de acordo com a intenção do autor.


Características da crítica:

  Informa sobre o lançamento de um objeto cultural — disco, livro, show, concerto, exposição, peça teatral, etc. — e avalia seus aspectos positivos e negativos;

  tem intencionalidade persuasiva, que estimula ou não o público a "consumir" o objeto em questão;

  estrutura relativamente livre; normalmente é introduzida por um pequeno histórico da obra. Seguido de uma descrição de suas partes e de uma avaliação de seus aspectos mais significa­tivos; geralmente são feitas comparações com outras obras do mesmo autor, ou com obras de outros autores e comentários sobre a importância da obra no contexto atual;

  verbos predominantemente no presente do indicativo;

  linguagem clara e objetiva; nível de linguagem e grau de pessoalidade/ impessoalidade que variam de acordo com o veículo e com o público a que se destina.


É índio ou não é índio?

 

Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha auto-imagem.
         Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
         – Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
         – É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B
          – É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
         – Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas… Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
          – Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
          – E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
          – Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
          – Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
          – Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
          – Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
          – Por via das dúvidas…
          – O que você acha de falarmos com ele?
          – E se ele não gostar?
          – Paciência… Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
          – É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
          – Eu pergunto.
          Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
          Olhei para elas sorri e disse:
          – Sim!
 (Histórias de índio, de Daniel Munduruku, da editora Companhia das Letrinhas)


Observe quando e onde acontecem os fatos da história.

Quem narra a história?

Antes de começar a leitura, imagine... Qual será o assunto de um texto que tem esse título? Como seriam os personagens?

 

1-Que fato  dá origem a essa crônica? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Ao ler o título do texto, o leitor já  pode antecipar o que seria contado? Justifique. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Considere o trecho retirado do texto:  “Certa feita tomei um metrô...”

 a) Que palavra revela  que a crônica foi escrita em 1ª pessoa? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual o significado da palavra sublinhada? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Caixa de Texto: Foco narrativo – É o ponto de vista sobre os acontecimentos. Quando o narrador participa da história é chamado de narrador-personagem. (1ª pessoa)c)  O termo  certa feita  expressa  uma situação ocorrida no presente ou no passado? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Quanto tempo durou a história narrada? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O texto que você acaba de ler é uma crônica que apresenta, de forma bem humorada, um  fato ocorrido  no cotidiano do índio “civilizado” .

5-No texto “É índio ou não é índio?”  o narrador-personagem conta os fatos sempre em 1ª pessoa. Ele é um narrador que está presente, participando dos acontecimentos.

 

Reescreva o 1º parágrafo como se a história estive sendo contada por um narrador-observador que, simplesmente,  observa  a cena,  sem participar dela. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 “Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:”

O trecho acima, retirado do texto, antecede  um diálogo.

O diálogo é uma conversa entre os personagens.

6-No trecho “...que me olharam de cima abaixo quando entrei...”, o que você entende por “olharam de cima abaixo”? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-Por que ele foi olhado desse jeito? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 8-No trecho “... entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo...” a quem se refere o termo destacado? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-Que sinal gráfico indica o início da fala dos personagens? Retire do texto um exemplo que comprove sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Outra Interpretação

1) Quem é o autor do texto?

______________________________________________________

 

2) Do que o texto trata?

_____________________________________________________

 

3) Releia o diálogo entre as senhoras A e B.

 

a) Liste as características do autor que chamaram a atenção da senhora A.

_______________________________________________________

b) Liste as características do autor que chamaram a atenção da senhora B.

_______________________________________________________

c) A que conclusão se pode chegar? Parece que estão observando a mesma pessoa? Por que isso acontece?

_______________________________________________________

 

4) Segundo o texto, porque o indígena Daniel Munduruku gostava de passear de ônibus e metrô?

_______________________________________________________

 

5) Durante a conversa  as duas senhoras  manifestaram sentimentos como curiosidade, constrangimento, dúvida, segurança, etc. Identifique quais sentimentos demonstram as falas a seguir:

 

a)  - [...] Acho que não é índio coisa nenhuma  [...]

 

_______________________________________________________

 

b) – É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.

 

_______________________________________________________

6) Releia o trecho:

   

 

 


a) Quantos parágrafos há no texto?

_________________________________________________________________

b) Por que o primeiro parágrafo do trecho não é iniciado por travessão como os outros dois? O que indica o travessão no início dos parágrafos?

_________________________________________________________________

c) Há travessões também no meio de alguns parágrafos. O que indicam?

_________________________________________________________________

 

Respostas

1) O indígena Daniel Munduruku.

2) De uma experiência vivida pelo autor do texto e das reações de duas senhoras que o viram no metrô.

3) a) Parecia índio, tinha cabelo lisinho, olhos puxados, maças do rosto salientes e usava colar de dentes.

b) Usava calças jeans, relógio, sapato, camisa e andava de metrô.

c) São modos distintos de olhar a mesma pessoa, pois elementos diferentes chamaram a atenção das senhoras.

4) Porque queria sentir  a reação das pessoas ao vê-lo: um indígena de verdade Queria saber como o viam para formar sua autoimagem.

5) a) dúvida

b) constrangimento, receio

c) decisão, firmeza

6) a)  O trecho tem 3 parágrafos. O texto completo tem 21 parágrafos.

b) O primeiro parágrafo contém parte do relato, enquanto os outros dois iniciados por travessão, contem a reprodução das falas das pessoas que participam dos fatos.

c) Esses travessões indicam o fim da reprodução das falas das senhoras.