Professor e Professora, este lugar é seu! Atividades de Língua Portuguesa para o fundamental.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
sábado, 8 de outubro de 2011
Grafia de Datas e Horas
Datas
Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:
Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas:
- com traço: 28-12-1945
- com barra: 12/11/2002
- com ponto: 21.10.2004
- Os números cardinais devem ser escritos sem ponto ou espaço entre o milhar e a centena: 1999 (e não 1.999); 2002 (e não 2.002).
- O ano pode ser registrado com os dois últimos dígitos: 12/11/02.
- O primeiro dia do mês deve ser escrito assim: 1º (e não 1). Exemplo: 1º/5/02 ou 1º/05/02.
- O emprego de zero antes do dia ou do mês formado de um só algarismo não é de rigor: 02/02/99 ou 2/2/99.
Horas
- Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. (sem "s" e sem ponto depois de "h").
- Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de "h" e "min").
Saiba Mais:
1. A grafia com dois pontos, como em
08:00
09:00
10:05
13:20
é usada em áreas específicas, como em anotações de programação com horários em seqüência, de passagens, competições, agendas, horários anunciados pela televisão, etc.
2. Dias, horas, crase e paralelismo
Escreva assim:
De segunda a sexta-feira
De terça a quinta-feira
ou
Da segunda à sexta-feira
Da terça à quinta-feira
Não escreva assim:
De segunda à sexta-feira
De terça à quinta-feira
Escreva assim:
De 9h a 11h
De 8h30min a 11h30min
ou
Das 9h às 11h
Das 8h30min às 11h30min
Não escreva assim::
De 9h à 11h
De 8h30min à 11h30min
9h às 11h
8h30min às 11h30min
Eu valorizo e você?
Toda tarde, manhã, ou noite, em algum lar,
um PROFESSOR está preparando a aula para seu filho na escola, enquanto você trabalha ou assiste TV.
Neste mesmo minuto,
professores do mundo todo estão usando seu “tempo livre”,
muitas vezes gastando do seu próprio bolso,
para a educação, prosperidade e futuro do SEU filho.
Copie e cole esta mensagem se você é professor ou
se valoriza os professores. EU VALORIZO.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Essa é pra rir um pouco...
Recebi o email de um amigo e achei conveniente compartilhar!!! rsrsr
A Evolução da Educação:
A Evolução da Educação:
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena, homossexual, ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena, homossexual, ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora o reprimir, ou fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança ou no adolecente.
QUEM ENSINA, E QUEM APRENDE?
Tratamento dispensado aos professores pelo Governo do Ceará.
Aqui está o policial, coitado, pau mandado do comando da Policia Militar do Governador do Ceará. De cacetete em punho ele prepara-se para enfrentar e bater num grande bandido... o Professor.
Esse bandido perigoso, de alta periculosidade e que por destino, tem a profissão de professor, é simplesmente o cara que vai educar o filho do policial. É o cara, que desarmado, luta para garantir o direito de melhores condições de vida para sua categoria.
Mas o policial foi feito para obedecer, mesmo contra a sua vontade, que reine o "ordinário, marche!!"...
O Governador Cid Gomes será muito bem lembrado pelo povo do Magistério que o elegeu...
A história se encarregará de providenciar o resto... Lamentável o ato de vandalismo e violência feito pelos policiais militares.... Veja a foto e tire suas dúvidas!!!
Texto e imagem do blog “Bené Fernandes”.
Assinar:
Postagens (Atom)