domingo, 26 de março de 2023

É índio ou não é índio?

 

Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo, e eu gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de dar minha auto-imagem.
         Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:
         – Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A.
         – É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Não viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade – disse a senhora B
          – É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio sim – defendeu-me a senhora A.
         – Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas… Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B.
          – Mas ele tem o olho puxado – disse a senhora A.
          – E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B.
          – Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser índio e, parece, dos puros.
          – Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. – afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flechas, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma.
          – Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é dentes de gente?
          – Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo?
          – Por via das dúvidas…
          – O que você acha de falarmos com ele?
          – E se ele não gostar?
          – Paciência… Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha?
          – É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.
          – Eu pergunto.
          Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando:
          Olhei para elas sorri e disse:
          – Sim!
 (Histórias de índio, de Daniel Munduruku, da editora Companhia das Letrinhas)


Observe quando e onde acontecem os fatos da história.

Quem narra a história?

Antes de começar a leitura, imagine... Qual será o assunto de um texto que tem esse título? Como seriam os personagens?

 

1-Que fato  dá origem a essa crônica? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Ao ler o título do texto, o leitor já  pode antecipar o que seria contado? Justifique. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Considere o trecho retirado do texto:  “Certa feita tomei um metrô...”

 a) Que palavra revela  que a crônica foi escrita em 1ª pessoa? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual o significado da palavra sublinhada? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Caixa de Texto: Foco narrativo – É o ponto de vista sobre os acontecimentos. Quando o narrador participa da história é chamado de narrador-personagem. (1ª pessoa)c)  O termo  certa feita  expressa  uma situação ocorrida no presente ou no passado? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Quanto tempo durou a história narrada? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O texto que você acaba de ler é uma crônica que apresenta, de forma bem humorada, um  fato ocorrido  no cotidiano do índio “civilizado” .

5-No texto “É índio ou não é índio?”  o narrador-personagem conta os fatos sempre em 1ª pessoa. Ele é um narrador que está presente, participando dos acontecimentos.

 

Reescreva o 1º parágrafo como se a história estive sendo contada por um narrador-observador que, simplesmente,  observa  a cena,  sem participar dela. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 “Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo quando entrei no metrô:”

O trecho acima, retirado do texto, antecede  um diálogo.

O diálogo é uma conversa entre os personagens.

6-No trecho “...que me olharam de cima abaixo quando entrei...”, o que você entende por “olharam de cima abaixo”? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-Por que ele foi olhado desse jeito? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 8-No trecho “... entre duas senhoras que me olharam de cima abaixo...” a quem se refere o termo destacado? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-Que sinal gráfico indica o início da fala dos personagens? Retire do texto um exemplo que comprove sua resposta. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Outra Interpretação

1) Quem é o autor do texto?

______________________________________________________

 

2) Do que o texto trata?

_____________________________________________________

 

3) Releia o diálogo entre as senhoras A e B.

 

a) Liste as características do autor que chamaram a atenção da senhora A.

_______________________________________________________

b) Liste as características do autor que chamaram a atenção da senhora B.

_______________________________________________________

c) A que conclusão se pode chegar? Parece que estão observando a mesma pessoa? Por que isso acontece?

_______________________________________________________

 

4) Segundo o texto, porque o indígena Daniel Munduruku gostava de passear de ônibus e metrô?

_______________________________________________________

 

5) Durante a conversa  as duas senhoras  manifestaram sentimentos como curiosidade, constrangimento, dúvida, segurança, etc. Identifique quais sentimentos demonstram as falas a seguir:

 

a)  - [...] Acho que não é índio coisa nenhuma  [...]

 

_______________________________________________________

 

b) – É, acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a esta altura já se mostrava um tanto constrangida.

 

_______________________________________________________

6) Releia o trecho:

   

 

 


a) Quantos parágrafos há no texto?

_________________________________________________________________

b) Por que o primeiro parágrafo do trecho não é iniciado por travessão como os outros dois? O que indica o travessão no início dos parágrafos?

_________________________________________________________________

c) Há travessões também no meio de alguns parágrafos. O que indicam?

_________________________________________________________________

 

Respostas

1) O indígena Daniel Munduruku.

2) De uma experiência vivida pelo autor do texto e das reações de duas senhoras que o viram no metrô.

3) a) Parecia índio, tinha cabelo lisinho, olhos puxados, maças do rosto salientes e usava colar de dentes.

b) Usava calças jeans, relógio, sapato, camisa e andava de metrô.

c) São modos distintos de olhar a mesma pessoa, pois elementos diferentes chamaram a atenção das senhoras.

4) Porque queria sentir  a reação das pessoas ao vê-lo: um indígena de verdade Queria saber como o viam para formar sua autoimagem.

5) a) dúvida

b) constrangimento, receio

c) decisão, firmeza

6) a)  O trecho tem 3 parágrafos. O texto completo tem 21 parágrafos.

b) O primeiro parágrafo contém parte do relato, enquanto os outros dois iniciados por travessão, contem a reprodução das falas das pessoas que participam dos fatos.

c) Esses travessões indicam o fim da reprodução das falas das senhoras.


segunda-feira, 10 de maio de 2021

 

O homem e a galinha
Ruth Rocha

 

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
– Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
– Vamos ficar ricos!

E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo todo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló… Muito menos sorvete!

 

galinha


Vai que a mulher falou:
– É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:

– Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim! – o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha.

E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
– E se ela não botar mais ovos de ouro?

– Bota sim. – respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.

E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
– Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de-comer no quintal!
– E se ela não botar mais ovos de ouro?
– Bota sim – o marido falou.

Aí a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.

 

 

01 – O texto recebe o título de O homem e a galinha, por quê?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.

02 – O marido não queria tratar a galinha de forma especial para:
a) economizar dinheiro.
b) ganhar fama.
c) não acostumá-la mal.
d) não chamar atenção.

03 – Na passagem “onde tratam dela a pão-de-ló”, a expressão destacada significa:
a) desprezada.
b) infeliz.
c) humilhada.
d) bem tratada.

04 – A mulher tratava bem a galinha porque ela era:
a) comum.
b) diferente.
c) pequena.
d) velha.

 

05 – Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta

06 – A galinha foi embora para:
a) procurar outras galinhas.
b) mudar de galinheiro.
c) procurar boa comida.
d) fugir dos maus tratos.

 

07 – Antes de dizer que a galinha deveria catar “o de-comer no quintal”, o que o marido mandou a mulher dar para a galinha?
a) Farelo
b) Pão-de-ló
c) Sorvete
d) Milho

08 – Qual das alternativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

09 – Era uma vez um homem que tinha uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.

10 – Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido

11- A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdofantástico.



12 – O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.

13 – O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a):
a) causa
b) tempo
c) explicação
d) consequência

14 – A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem

15 – Que elementos demonstram que a galinha passou a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló

16 – Dizem, eu não sei… Quem é o responsável por essas palavras?
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher

 

“Gosto de palavras na cara. De frases que doem. De verdade ditas (benditas!). Sou prática em determinadas questões: ou você quer ou não.”Rachel de Queiroz

 

 

Respostas:

1-a, 2-a, 3-d, 4-b, 5-b, 6-c, 7-d, 8-d, 9-c, 10-d, 11-c, 12-d, 13-a, 14-c, 15-a, 16-c

 

Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa

1º)Classifique as orações em aditiva ,adversativa,alternativa,conclusiva ou explicativa:

A) Não ouvia as notícias, nem se importava com elas._____________________________

B)Quer chova, quer faça sol iremos à piscina.__________________________________

C)O rapaz queria passar no teste, por isso estudou muito.__________________________

D)Ora se abraçavam, ora brigavam.________________________________

E) Joana morava aqui, mas se mudou.__________________________________

F)O orador falou muito, no entanto disse pouco._________________________________

G)Compre a bicicleta, pois seu filho ficará feliz.___________________________________

 

2º)Marque um X na alternativa correta:

A)Estava sem ânimo,porém não faltei ao compromisso. Temos uma conjunção:

(   ) aditiva. / (   )  adversativa / (   ) Explicativa.

B)Os pais incentivaram os filhos,contudo não conseguiram enfrentar o problema. Temos:

(   ) Explicativa (   ) Conclusiva (   ) Adversativa.

C) “Aquele filme parece bom. Não consegui vê-lo.” Qual conjunção melhor se encaixa na oração.

(  )ora     (  )e    (   ) porém    (    )logo     (   ) já     (   ) que    (   ) porque   (   )mas ainda

 

3º)  Identifique as conjunções adversativas dos períodos seguintes e em seguida destaque-as.

a- Eles já sabiam de tudo, porém só revelaram o fato hoje.

 

b- As discussões foram monótonas; contudo, solucionaram um problema antigo...

 

c- Este dicionário é excelente, mas custa tão caro!

 

d- Todos reclamavam da sujeira do bar; o dono, todavia, estava sempre com uma vassoura na mão.

 

4º) ) Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido:

1. Correu demais, ... caiu.

2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz.

3. A matéria perece, ... a alma é imortal.

4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes.

5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde.

 

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto

b) por isso, porque, mas, portanto, que

c) logo, porém, pois, porque, mas

d) porém, pois, logo, todavia, porque

e) entretanto, que, porque, pois, portanto

 

5º)  Una as orações com uma conjunção coordenativa, formando um período composto. Em seguida classifique as orações:

a)     Os juros subiram. Os preços estão mais altos.

___________________________________________________________________________________

 

b)    O jogo logo começou. Os torcedores acompanhavam ansiosos os lances.

 

____________________________________________________________________________________

c)     A criança estava febril. Ela tremia de frio enrolada ao cobertor.

 

_____________________________________________________________________________________

6º) Assinale a oração conclusiva:

a)Estávamos bem agasalhados, contudo temíamos o frio.

b)Ou você estuda, ou se dedica a outra coisa.

c)Com certeza sempre virei aqui e estarei disposto, porque não consigo ser diferente.

d)Corri muito, logo me cansei.

e) De certo, pois dormir ainda é o melhor remédio para o descanso.

f) Ir ao estádio é sempre bom, porém tenhas cuidado.

 

7º)  No período "Penso, logo existo", oração em destaque é:

a)  conclusiva

b) aditiva

c) alternativa

d) adversativa

 

8º) Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:

(A)  coordenada aditiva        ( B)  coordenada adversativa         (C)  coordenada alternativa

(D) coordenada explicativa    (E)  coordenada conclusiva

 

 1 Não fomos ao aniversário, porém trouxemos o presente. (      )

2 Ou tentas se qualificar melhor, ou serás. (     )

 3 Conseguimos obter um ótimo resultado, pois nos esforçamos bastante .(      )

 4 A garota não compareceu à aula porque estava doente. (       )

 5 Viajamos muito e chegamos exaustos. (      )

 6 Não vejo importância neste tema, portanto encerraremos a reunião. (      )

7 Não gosto de sua atitude, todavia não lhe trato mal.(      )                                  Boa Avaliação!!!

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO


RETIRADO DO BLOG: https://armazemdetexto.blogspot.com/2021/04/avaliacao-diagnostica-para-o-6-ano-do_30.html

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 


Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fpensandomelhor.blogspot.com%2F2013%2F08%2Favaliacao.html&psig=AOvVaw0KDfItOCbvPK0ffycB6erq&ust=1619911271647000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCND-k7yRp_ACFQAAAAAdAAAAABAJ

D 02 – Inferir informação em texto verbal.

 Leia o texto para responder a questão 01.

 Poema: Gato pensa?

 Dizem que gato não pensa

Mas é difícil de crer.

Já que ele também não fala

como é que se vai saber?

 

A verdade é que o Gatinho,

quando mija na almofada,

vai depressa se esconder:

sabe que fez coisa errada.

 

E se a comida está quente,

ele, antes de comer,

muito calculadamente,

toca com a pata pra ver.

 

Só quando a temperatura

da comida está normal,

vem ele e come afinal.

 

E você pode explicar

como é que ele sabia

que ela ia esfriar?

 

Fonte: “Gato Pensa?”, Ferreira Gullar. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.htm.Acesso em:10 de abril de 2020.

QUESTÃO 01 - No verso “E você pode explicar”, o poeta conversa com

(A) o gato.

(B) o leitor.

(C) a almofada.

(D) a comida.

 

Leia o texto para responder a questão 02.

Texto: Pedro Malazarte

 Pedro Malazarte comprou uma panelinha nova para cozinhar quando viajasse. Na primeira viagem que fez levou a panelinha e estava preparando seu almoço, já abrindo a fervura, quando ouviu o tropel de um comboio que carregava algodão. Mais que depressa cavou um buraco, colocou todas as brasas e tições, cobrindo de areia, e pôs a panela por cima, fervendo. Os comboieiros que iam passando ficaram admirados de ver uma panelinha ferver sem haver fogo.

Pararam, discutiram e perguntaram se Malazarte queria vender por um bom dinheiro. O sabidão fez-se de muito rogado, dizendo ter adquirido aquele objeto em terras distantes, mas terminou vendendo a panelinha. Os comboieiros seguiram jornada, muito satisfeitos da compra que no outro dia verificaram ser mais um logro do rapaz. [...]

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 12. ed. São Paulo: Global, 2003. p.126.

 

QUESTÃO 02 - A intenção de Pedro Malazarte ao esconder o fogo que fazia a panelinha ferver era

(A) agradar os comboieiros.

(B) conservar a comida quente.

(C) esconder a comida dos outros.

(D) impressionar os viajantes.

 

Leia atenciosamente o texto abaixo e depois responda a questão 03.

 Texto: Boca-de-lobo e os mil porquinhos

 Esta é uma história de lobo. Ou melhor: de boca-de-lobo. Mas não é aquela boca enorme, que engoliu a vovozinha. A nossa boca-de-lobo é, na verdade, bem boazinha.

Ela mora na cidade, encostada na calçada. E a única coisa que engole, é água da enxurrada.

O problema é que aqui, onde mora a boca-de-lobo, moram também mil porquinhos que jogam lixo no chão. Os porquinhos jogam lata, garrafa, papel e jornal. E a pobre boca-de-lobo, que já tem que engolir tanta água, engole também esse lixo e começa a passar mal.

Então, quando a chuva aumenta e cai, cai sem parar, a boca-de-lobo, aqui embaixo, já começa a reclamar: “Alto lá! Eu não quero mais nada, nem mesmo um golinho d’água. Os porquinhos me deram lixo, agora eu estou lotada.”

E com boca-de-lobo fechada, a água não tem para onde ir, vai entrando pelas casas e começa a destruir. Pra história não terminar com todo mundo nadando, o jeito é contar pros porquinhos que cidade não é chiqueiro. Lugar de lixo é na lixeira, não é entupindo bueiro. Porque água na rua, minha gente, acaba virando enchente!

 Boca-de-lobo e os mil porquinhos na história da enchente. Encarte da SLU-PBH

 

QUESTÃO 03 - Quem são os mil porquinhos dessa história?

(A) As pessoas que jogam lixo no chão.

(B) As pessoas que vivem em chiqueiros.

(C) Personagens que engolem vovozinhas.

(D) Personagens que têm boca enorme.

 

Leia o texto abaixo para responder a questão 04.

 Gênero: Carta

 Belo Horizonte, 08 de agosto de 2007.

Ana Carla:

Que saudades!!!

Há quanto tempo não nos vemos... Fiquei muito feliz com seu telefonema na semana passada!!! Você se mostrou radiante por estar lecionando para crianças do primeiro ciclo!!! Tenho certeza de que seus alunos também devem adorar seu jeito meigo de ser.

Pensando em você e nos seus alunos, envio junto com esta carta um livro. É um presente. Gostaria que lesse O curumim que virou gigante, de Joel Rufino dos Santos. As ilustrações, de Lúcia Lacourt, enriquecem o texto e são simplesmente maravilhosas!!! Que livro sensível!!!

É uma lenda. Com uma narrativa leve, explica-se o surgimento do Corcovado no Rio de Janeiro. O Curumim que virou gigante nos fala do desejo do indiozinho Turamã de ter uma irmã. E de tanto querer, ele passa a viver como se realmente tivesse uma irmã. Em tudo o que faz, ele se lembra dela e traz presentes para agradá-la. Até que um dia, acontece algo que faz Turamã sair de sua aldeia mundo afora... O final é surpreendente.

Espero que você goste do livro e o use em suas aulas com as crianças.

Com carinho,

Luciana Cassimiro

 

Livros e cartas como um presente. Kit de literatura afro-brasileira. 2007, p. 116.

 QUESTÃO 04 - De acordo com esse texto, Ana Carla é uma

(A) criança.

(B) escritora.

(C) indiazinha.

(D) professora.

 Leia com atenção o texto abaixo para responder a questão 05.

 Texto: Cuidado

Depois da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar.

A mãe avisou:

— Cuidado! A roupa é nova, não vá se sujar.

Pouco depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:

— Mas você não sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que você não sabe que menino educado não fica deste jeito?

— Tudo isso eu sei. O que eu não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e jogar lama em mim.

 

QUESTÃO 05 - O menino ficou sujo de lama porque

(A) a mãe ficou zangada.

(B) era desobediente.

(C) era mal educado.

(D) o carro jogou lama nele.

 Leia o texto para responder a questão 06.

 Texto: O porco e os espinhos

 Tem sempre uma pedra no caminho do amigo porco-espinho. Ele corre no mato, até se diverte, dá susto nos outros e tem namorada. Mas, coitadinho, não pode dar abraço apertadinho.

PIMENTEL, Luís. Novas ideias. São Paulo: Brasil.

 

QUESTÃO 06 - O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele

(A) corre no mato.

(B) dá susto nos outros.

(C) tem namorada.

(D) tem espinho.

 

Leia o texto abaixo para responder a questão 07.

 Texto: O velho crocodilo    

 

Amanhã vai casar-se o velho crocodilo.  

Pensa e pensa sentado na margem do Nilo;

Pra noiva crocodila, o que dar de presente?

Talvez uma escova, uma fita ou um pente.

Pras pestanas? Pulseiras? Ou talvez um anel?

Finalmente decide: será um chapéu.

 

E sentado assim, lá na margem do Nilo,

Pensa em quem convidar o Senhor crocodilo.

Pensa: doce ou salgado será o banquete?

E quanto à sobremesa: quem sabe sorvete?

Ou quem sabe salame? Ou arenque do mar?

Pensa velho crocó: como é duro casar!

 Di-Versos hebraicos. Trad. Tatiana Belinky; Mira Perlow. São Paulo: Scipione, 1991.


QUESTÃO 07 - Segundo esse texto, o velho crocodilo

(A) desistiu de casar.

(B) estava indeciso.

(C) fez a lista de compras.

(D) foi convidar um amigo.