segunda-feira, 10 de maio de 2021

 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

RETIRDO DO BLOG:  http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2012/05/atividade-de-portugues-sobre-variacao.html

1.       Observe a imagem abaixo retirada do Facebook e responda as perguntas a seguir:



a)Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial?
b)Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma?
c)Esse jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê?
d)Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê?
e)Que efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?

2.       Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?

Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte do país.

A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.

(Disponível em: http://www.msn.com)

a)   Que gênero textual é esse acima?
b)   Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?
c)   Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?

3.    Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:

Malandramente,
A menina inocente

Se envolveu com a gente

Só pra poder curtir


Malandramente,

Fez cara de carente

Envolvida com a tropa

Começou a seduzir


Malandramente,

Meteu o pé pra casa

Diz que a mãe tá ligando

Nós se vê por aí


a)Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?
b)Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?
c)Que variedade linguística está presente nesta música?
d)Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “” nesta música?
e)Retire desta música palavras ou expressão consideradas gírias?

4. Que variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

a)   Falando sobre política num canal de televisão
b)   Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c)   Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.
d)   Numa carta de reclamação para o presidente.
e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f)    Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.
g)   Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h)   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.
i)     Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.
j)    Na redação do ENEM.

5.    Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda as perguntas:


a)A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
d)Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f)Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?

6. Observe a imagem acima para responder as questões:


a)O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como deveria ter sido escrita este anúncio?
c)Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?

7. Observe a imagem acima para responder as questões por escrito:




a)O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.

8. Observe a imagem ao lado para responder as questões por escrito:


a)O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?
b)Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial?
c)Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio?
d)A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
e)Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta.

QUESTÕES OBJETIVAS

9. Leia o texto abaixo:

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra 
de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. 
O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou
funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá
em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de
Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

a)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
b)   à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c)   ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d)   à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
e)   ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

10. Observe a charge abaixo e MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:


A linguagem da tirinha revela:

a) Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
b) Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.
c) Expressões como “pruquê”, “num”, "arguma” devem ser banidos da língua em qualquer situação.
d) A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
e) Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...

GABARITO OFICIAL

1.
a)    Que variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial? Linguagem coloquial
b)    Observando bem a imagem, diga pelo menos dois motivos que contribuem para que o personagem fale dessa forma? Fator regional e fator escolar, por exemplo.
c)     Esse jeito como o personagem falou dá para o ouvinte/leitor compreender? Por quê? Sim, porque reconhecemos pela som familiar e aproximado com a forma adequada segundo as gramáticas.
d)    Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por quê? Ela é considerada ADEQUADA de acordo com o contexto social, geográfico, escolar, etário, etc do falante.
e)    Que efeito de sentido o sinal de pontuação reticências atribui ao texto?
       Indica um pensamento incompleto. 

2. 
a)   Que gênero textual é esse acima? Notícia
b)   Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto? Formal/culta
c)   Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra? Porque esse gênero exige essa modalidade de linguagem. 

 3. 
a)    Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”? Aproveitar, divertir-se
b)    Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música? É a forma/maneira esperta como a sujeita agiu.
c)    Que variedade linguística está presente nesta música? Linguagem coloquial
d)    Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “” nesta música? Refere-se a qualquer lugar.
e)    Retire desta música palavras ou expressão consideradas gírias? “Meteu o pé”, “Nós se vê”

4. 
a)      Falando sobre política num canal de televisão. culta
b)      Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo. Coloquial
c)       Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português. Culta
d)      Numa carta de reclamação para o presidente. Culta
e)      Numa conversa na praça entre amigos. Coloquial
f)        Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente. Culta
g)      Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão. Coloquial
h)      Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje. Culta
i)        Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português. Culta
j)        Na redação do ENEM. Culta 

5. 
a)    A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial? Coloquial
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita? Pelo grau de intimidade com o interlocutor.
c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê? Não, porque a escola requer a linguagem culta.
d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto? Não,
e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
“Olá, tudo bem? Estou com saudades de vocês. / Olá! Também estou com saudades de você. O que você está fazendo agora? Estou estudando para a avaliação. O que você vai fazer hoje?/ Depois do meu trabalho, irei para casa jogar vídeo game com um colega!”
f)     Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais? Tornar o diálogo mais rápido ou o mais próximo possível de uma conversa presencial

6.
a)    O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê? Segue a linguagem coloquial, devido alguns desvios ortográficos.
b)    Como deveria ter sido escrita este anúncio? “Oficina Mecânica”
c)    Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio? O fator escolar.
d)    A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê? Não, pois se trata de um gênero que requer um mínimo da linguagem formal.  

7. 
a)    O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê? Segue a linguagem coloquial, devido alguns desvios ortográficos.
b)    Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial? Deveria ter sido na culta
c)    Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio? O fator escolar
d)    A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê? Não, pois se trata de um gênero que requer um mínimo da linguagem formal.  
e)    Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta. “Seja bem-vindo a nosso bar! Experimente a nosso tira-gosto da casa: linguiça na brasa

8.  
a)    O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê? Segue a língua coloquial
b)    Como deveria ter sido escrita este anúncio (língua culta ou coloquial? Na linguagem culta
c)    Qual fator você acha que contribui para que o sujeito que escrevesse inadequadamente este anúncio? O fator escolar
d)    A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê? Não, pois se trata de um anúncio.
e)    Reescreva esta mesma propaganda seguindo a língua culta. “Tapioca feita na hora! Quem ainda não adquiriu a sua, peça agora” 

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