segunda-feira, 10 de maio de 2021

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DESCRITORES - GABARITADA

 
RETIRADA DO BLOG: https://armazemdetexto.blogspot.com/2021/04/avaliacao-diagnostica-para-o-6-ano-do.html


Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Feducador.brasilescola.uol.com.br%2Forientacoes%2Fa-avaliacao-aluno.htm&psig=AOvVaw0KDfItOCbvPK0ffycB6erq&ust=1619911271647000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCND-k7yRp_ACFQAAAAAdAAAAABAP

D05 – Identificar o tema ou assunto de um texto.

 Leia o texto abaixo para responder a questão 1.

 Texto: Floresta de fósseis

 Parque ambiental no Tocantins reúne plantas mais antigas que os dinossauros

Fósseis. Quando falamos deles, logo imaginamos dinossauros e animais que viveram há milhares de anos. Mas, além dos bichos, as plantas também podem virar fósseis! Na verdade, existem florestas inteiras de fósseis e uma delas fica bem aqui no Brasil, na cidade de Filadélfia, no Tocantins. E o melhor: você pode visitá-la!

O Monumento Natural de Árvores Fossilizadas é um parque ambiental que reúne árvores petrificadas de 250 milhões de anos. Lá, o visitante encontra fósseis de troncos e samambaias gigantes que viveram em uma época em que os continentes ainda não tinham se separado e os dinossauros nem sonhavam em existir.

Em breve, o parque vai ganhar um museu contando toda a história das florestas pré- históricas que existiam ali. Enquanto isso, é possível marcar visitas em grupo ligando para lá. O acesso é um pouco complicado, feito de carro pela rodovia TO 222, mas, com certeza, a visita compensa!

 Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol. com.br/floresta-de-fosseis/. Acesso em: 19 dez. 2014.

 QUESTÃO 01 - Qual é o assunto desse texto?

(A) A construção de um novo museu em Tocantins.

(B) A época em que os continentes estavam unidos.

(C) A floresta fossilizada em Tocantins.

(D) A pesquisa de fósseis de dinossauros.

 Leia o texto abaixo para responder a questão 02.

 Texto: Meu querido blog

 O diário do século XXI é on-line, para a galera poder bisbilhotar. Os melhores diários do passado tinham um pequeno cadeado. A moça escrevia seus sentimentos mais íntimos no caderno e passava a chave para que ninguém ficasse sabendo o que lhe ia pela alma. O blog também é um diário, só que com a intimidade virada de cabeça para baixo: é colocado na internet para ser bisbilhotado por todo mundo. Escrever um diário on-line exige desprendimento da própria intimidade e pouquíssimo conhecimento de internet.

É só seguir o passo a passo que aparece nos sites que oferecem esse serviço. [...] Blog é uma abreviação de weblog, ou seja, em português, arquivo na rede. As possibilidades são infinitas. Pode-se juntar texto próprio com imagens, sons, desenhos tirados da rede e mesmo dos sites que os abrigam. A diferença em relação às antigas páginas pessoais na rede é que no blog tudo é escancarado e o visitante pode deixar comentários ou as próprias fotos. E tudo isso gratuitamente.[...]

 Veja Especial Jovem. São Paulo: Abril, Seção Comportamento, ago. 2003. Fragmento.

 

QUESTÃO  02 - O assunto desse texto é

(A) a comparação entre blog e diário.

(B) as fotos colocadas em um blog.

(C) diários secretos do passado.

(D) instruções para montar um blog.

 Leia o texto abaixo para responder a questão 03.

 Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu está participando da campanha Atitude Rosa’n Roll, do programa Mundo Rock de Calcinha (MRC). O objetivo é conscientizar o público jovem sobre a importância de doar sangue. “A gente precisa de mais doadores de vidas. Se todo mundo der um passinho adiante e passar a se enxergar como fonte de vida, nossa existência como seres humanos pensantes e dignos estará mais justificada”, diz a cantora. A campanha vai até dia 26 de março.

 Mais informações: www.mundorockedecalcinha.com/atitude.Revista 7 dias com você, março/2008.

 QUESTÃO 03 - O assunto principal desse texto é

(A) a propaganda do site da banda Pato Fu.

(B) o lançamento de um novo programa de Rock.

(C) uma campanha de doação de sangue.

(D) uma informação sobre Fernanda Takai.

 Leia o poema e depois responda a questão 04.

 Poema: Irene no céu

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

– Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

 Manuel Bandeira

 

QUESTÃO 04 - O assunto do poema é

(A) a revolta de Irene com São Pedro.

(B) o encontro de Irene com São Pedro.

(C) a impaciência de São Pedro com Irene.

(D) a discussão de Irene e São Pedro.

 Leia o texto para responder a questão 05.

 Texto: Mordida de cão, gato, rato e cia

 De repente, o cachorro do vizinho ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que fazer? Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança, passe a prestar atenção no animal.

Se for possível, observe como se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado, se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e doloroso.

Em todos os postos de saúde do Brasil você pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da lesão e nas condições de saúde do animal.

 Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do MeninoMaluquinho. Porto Alegre:L&PM, 1997. p. 40-41. *Adaptado: Reforma Ortográfica.


QUESTÃO 05 - O assunto desse texto é

(A) a saúde das crianças.

(B) a vacina das crianças.

(C) a vacina contra a raiva.

(D) a saúde no Brasil.

 Leia o texto abaixo para depois responder a questão 06.

 Texto: Mãos à água!

Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar micro-organismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que em contato com a sujeira. A pele da palma das mãos é diferente da restante do corpo e pode ser lavada mais vezes.

Ciência Hoje das Crianças. jan./fev. 2007, ano 20, nº176.

 

QUESTÃO 06 - Qual é o assunto desse texto?

(A) A importância da água para o corpo.

(B) A importância de higiene com as mãos.

(C) Os cuidados de higiene com os alimentos.

(D) Os micro-organismos nocivos ao corpo.

Leia o texto abaixo e responda a questão 07.

 Texto: Qual a origem da expressão “pagar mico”?

 Ela vem do baralho infantil Jogo do Mico fabricado no Brasil desde a década de 1950. No jogo, as cartas têm figuras de animais e o jogador tem que formar pares com o macho e a fêmea de cada espécie. Mas, no baralho, o mico não tem par. Quem termina com a carta na mão perde – ou seja, paga o mico. Mas cuidado para não levar gato por lebre e confundir mico com pato. O “pagar o pato” vem da obra Le Facetiae, do italiano Giovanni Bracciolini, de 1450. O texto fala de um camponês que vendia patos. Uma mulher queria negociar o preço da ave com encontros entre ela e o vendedor. [...]

BARBOSA, Kleyson. Mundo Estranho. mar. 2010, p. 50. Fragmento.

 

QUESTÃO  07 - O assunto desse texto é

(A) a compra de um animal.

(B) a explicação de um jogo.

(C) a história de um camponês.

(D) a origem de uma expressão.

Leia o texto abaixo para depois responder o item 08.

Texto: De olho na terra

 A gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.

Quando você confere a previsão do tempo para saber se vai fazer sol no final de semana, as imagens são feitas por eles e as chamadas telefônicas também.

Os satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais e daí lançados para a posição onde devem ficar. Sua localização exata é calculada pelos cientistas e depende da tarefa que vão desempenhar. Os que ficam mais perto tiram fotografias para mapas. Os outros que pesquisam plantas, animais e vulcões, os de navegação, conhecidos como GPS, e os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.

Revista Recreio, n. 361.

 

QUESTÃO 08 - O assunto principal desse texto é

(A) a localização calculada pelos cientistas.

(B) a importância dos satélites.

(C) a posição dos ônibus espaciais.

(D) a previsão do tempo.

 Leia o texto abaixo para responder a questão 09.

 Texto: Por que a espuma de sabonete e detergente coloridos é branca?

 Na verdade, elas são, sim, coloridas, apesar de não terem os mesmos tons do sabonete ou do detergente. O que faz parecer que elas são brancas é a maneira pela qual os nossos olhos veem cores. Isso porque eles possuem estruturas conhecidas como cones, que são sensíveis às cores vermelha, verde e azul.

Se as enxergarmos ao mesmo tempo, registramos que o objeto é branco. Isso fica mais claro quando olhamos uma bolha de sabão um pouco maior do que aquelas formadas na espuma do sabonete.

CONCEIÇÃO, Ana Lucia. In: Nova escola. São Paulo: Moderna, ano 24, n. 223, p. 28. 2009. Fragmento. Adaptado: Reforma Ortográfica.

 

QUESTÃO 09 - Qual é o assunto desse texto?

(A) As cores da espuma do detergente e do sabonete.

(B) As estruturas dos olhos dos seres humanos.

(C) O perfume do sabonete e do detergente.

(D) O tamanho das bolhas de sabão.

 Leia o texto abaixo e responda a questão 10.

 Texto: Quando os vilões se encontram

 Estavam todos lá. Pense num, em qualquer um e ele estava lá. O Capitão Gancho? Lá. A madrasta e as irmãs de Cinderela? Lá. A Rainha Malvada da Branca de Neve? Também. A Bruxa Má do Oeste? É claro que estava lá!

E isso sem falar em Dick Vigarista, Freddy Krueger, Coringa, Darth Vader, Mancha Negra, Lex Luthor, Cavaleiro Negro e mais algumas bruxas, uns dragões e outros monstros.

Era a Reunião Universal dos Inimigos Malvados, a R.U.I.M.

Todos chegaram à meia-noite em ponto ao Salão Negro do Castelo das Assombrações.

O Lobo Mau, que era o presidente da associação, tomou a palavra e disse:

– Caros vilões, estamos aqui reunidos por um motivo muito importante: ninguém respeita nossos direitos. Em todos os finais de história nós apanhamos e perdemos, sempre. Basta! Precisamos lutar contra isso. Precisamos virar a mesa, certo?

Nova Escola, ano XXIII, n. 213, p. 116, jun/jul 2008. Fragmento.

 

QUESTÃO 10 - O assunto desse texto é

(A) a associação dos vilões das histórias infantis.

(B) a chegada dos vilões ao Castelo das Assombrações.

(C) a luta dos vilões das histórias infantis.

(D) a reunião dos vilões das histórias infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário