AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DESCRITORES - GABARITADA
Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Feducador.brasilescola.uol.com.br%2Forientacoes%2Fa-avaliacao-aluno.htm&psig=AOvVaw0KDfItOCbvPK0ffycB6erq&ust=1619911271647000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCND-k7yRp_ACFQAAAAAdAAAAABAP
D05 – Identificar o tema ou assunto de um texto.
Leia o texto abaixo para responder a questão 1.
Texto: Floresta de fósseis
Parque ambiental no Tocantins reúne plantas mais antigas que os dinossauros
Fósseis. Quando falamos deles, logo imaginamos dinossauros e animais que viveram há milhares de anos. Mas, além dos bichos, as plantas também podem virar fósseis! Na verdade, existem florestas inteiras de fósseis e uma delas fica bem aqui no Brasil, na cidade de Filadélfia, no Tocantins. E o melhor: você pode visitá-la!
O Monumento Natural de Árvores Fossilizadas é um parque ambiental que reúne árvores petrificadas de 250 milhões de anos. Lá, o visitante encontra fósseis de troncos e samambaias gigantes que viveram em uma época em que os continentes ainda não tinham se separado e os dinossauros nem sonhavam em existir.
Em breve, o parque vai ganhar um museu contando toda a história das florestas pré- históricas que existiam ali. Enquanto isso, é possível marcar visitas em grupo ligando para lá. O acesso é um pouco complicado, feito de carro pela rodovia TO 222, mas, com certeza, a visita compensa!
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol. com.br/floresta-de-fosseis/. Acesso em: 19 dez. 2014.
QUESTÃO 01 - Qual é o assunto desse texto?
(A) A construção de um novo museu em Tocantins.
(B) A época em que os continentes estavam unidos.
(C) A floresta fossilizada em Tocantins.
(D) A pesquisa de fósseis de dinossauros.
Leia o texto abaixo para responder a questão 02.
Texto: Meu querido blog
O diário do século XXI é on-line, para a galera poder bisbilhotar. Os melhores diários do passado tinham um pequeno cadeado. A moça escrevia seus sentimentos mais íntimos no caderno e passava a chave para que ninguém ficasse sabendo o que lhe ia pela alma. O blog também é um diário, só que com a intimidade virada de cabeça para baixo: é colocado na internet para ser bisbilhotado por todo mundo. Escrever um diário on-line exige desprendimento da própria intimidade e pouquíssimo conhecimento de internet.
É só seguir o passo a passo que aparece nos sites que oferecem esse serviço. [...] Blog é uma abreviação de weblog, ou seja, em português, arquivo na rede. As possibilidades são infinitas. Pode-se juntar texto próprio com imagens, sons, desenhos tirados da rede e mesmo dos sites que os abrigam. A diferença em relação às antigas páginas pessoais na rede é que no blog tudo é escancarado e o visitante pode deixar comentários ou as próprias fotos. E tudo isso gratuitamente.[...]
Veja Especial Jovem. São Paulo: Abril, Seção Comportamento, ago. 2003. Fragmento.
QUESTÃO 02 - O assunto desse texto é
(A) a comparação entre blog e diário.
(B) as fotos colocadas em um blog.
(C) diários secretos do passado.
(D) instruções para montar um blog.
Leia o texto abaixo para responder a questão 03.
Fernanda Takai, vocalista da banda mineira Pato Fu está participando da campanha Atitude Rosa’n Roll, do programa Mundo Rock de Calcinha (MRC). O objetivo é conscientizar o público jovem sobre a importância de doar sangue. “A gente precisa de mais doadores de vidas. Se todo mundo der um passinho adiante e passar a se enxergar como fonte de vida, nossa existência como seres humanos pensantes e dignos estará mais justificada”, diz a cantora. A campanha vai até dia 26 de março.
Mais informações: www.mundorockedecalcinha.com/atitude.Revista 7 dias com você, março/2008.
QUESTÃO 03 - O assunto principal desse texto é
(A) a propaganda do site da banda Pato Fu.
(B) o lançamento de um novo programa de Rock.
(C) uma campanha de doação de sangue.
(D) uma informação sobre Fernanda Takai.
Leia o poema e depois responda a questão 04.
Poema: Irene no céu
Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
– Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
Manuel Bandeira
QUESTÃO 04 - O assunto do poema é
(A) a revolta de Irene com São Pedro.
(B) o encontro de Irene com São Pedro.
(C) a impaciência de São Pedro com Irene.
(D) a discussão de Irene e São Pedro.
Leia o texto para responder a questão 05.
Texto: Mordida de cão, gato, rato e cia
De repente, o cachorro do vizinho ou um vira-lata não simpatiza com seu filho e lhe dá uma mordida. O que fazer? Primeiro, acalme-se e veja o estrago. Depois de cuidar do ferimento da criança, passe a prestar atenção no animal.
Se for possível, observe como se comporta o animal (esta observação pode mudar tudo). Por exemplo: se o animal não puder ser observado para saber se está com alguma doença, o esquema de vacina contra a raiva deverá ser o mais rigoroso possível. Por outro lado, se o animal, depois de 10 dias de observação, permanecer saudável, a criança poderá se livrar de um esquema vacinal na maioria das vezes longo, cansativo e doloroso.
Em todos os postos de saúde do Brasil você pode encontrar o esquema de vacinas contra raiva. Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, baseado no local da mordida, na gravidade da lesão e nas condições de saúde do animal.
Ziraldo e Dr. Tuta. Manual de sobrevivência do MeninoMaluquinho. Porto Alegre:L&PM, 1997. p. 40-41. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
QUESTÃO 05 - O assunto desse texto é
(A) a saúde das crianças.
(B) a vacina das crianças.
(C) a vacina contra a raiva.
(D) a saúde no Brasil.
Leia o texto abaixo para depois responder a questão 06.
Texto: Mãos à água!
Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar micro-organismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que em contato com a sujeira. A pele da palma das mãos é diferente da restante do corpo e pode ser lavada mais vezes.
Ciência Hoje das Crianças. jan./fev. 2007, ano 20, nº176.
QUESTÃO 06 - Qual é o assunto desse texto?
(A) A importância da água para o corpo.
(B) A importância de higiene com as mãos.
(C) Os cuidados de higiene com os alimentos.
(D) Os micro-organismos nocivos ao corpo.
Leia o texto abaixo e responda a questão 07.
Texto: Qual a origem da expressão “pagar mico”?
Ela vem do baralho infantil Jogo do Mico fabricado no Brasil desde a década de 1950. No jogo, as cartas têm figuras de animais e o jogador tem que formar pares com o macho e a fêmea de cada espécie. Mas, no baralho, o mico não tem par. Quem termina com a carta na mão perde – ou seja, paga o mico. Mas cuidado para não levar gato por lebre e confundir mico com pato. O “pagar o pato” vem da obra Le Facetiae, do italiano Giovanni Bracciolini, de 1450. O texto fala de um camponês que vendia patos. Uma mulher queria negociar o preço da ave com encontros entre ela e o vendedor. [...]
BARBOSA, Kleyson. Mundo Estranho. mar. 2010, p. 50. Fragmento.
QUESTÃO 07 - O assunto desse texto é
(A) a compra de um animal.
(B) a explicação de um jogo.
(C) a história de um camponês.
(D) a origem de uma expressão.
Leia o texto abaixo para depois responder o item 08.
Texto: De olho na terra
A gente nem percebe, mas os satélites são importantes para todo mundo.
Quando você confere a previsão do tempo para saber se vai fazer sol no final de semana, as imagens são feitas por eles e as chamadas telefônicas também.
Os satélites são enviados ao espaço em foguetes ou ônibus espaciais e daí lançados para a posição onde devem ficar. Sua localização exata é calculada pelos cientistas e depende da tarefa que vão desempenhar. Os que ficam mais perto tiram fotografias para mapas. Os outros que pesquisam plantas, animais e vulcões, os de navegação, conhecidos como GPS, e os de previsão do tempo ficam a milhares de quilômetros de nosso planeta.
Revista Recreio, n. 361.
QUESTÃO 08 - O assunto principal desse texto é
(A) a localização calculada pelos cientistas.
(B) a importância dos satélites.
(C) a posição dos ônibus espaciais.
(D) a previsão do tempo.
Leia o texto abaixo para responder a questão 09.
Texto: Por que a espuma de sabonete e detergente coloridos é branca?
Na verdade, elas são, sim, coloridas, apesar de não terem os mesmos tons do sabonete ou do detergente. O que faz parecer que elas são brancas é a maneira pela qual os nossos olhos veem cores. Isso porque eles possuem estruturas conhecidas como cones, que são sensíveis às cores vermelha, verde e azul.
Se as enxergarmos ao mesmo tempo, registramos que o objeto é branco. Isso fica mais claro quando olhamos uma bolha de sabão um pouco maior do que aquelas formadas na espuma do sabonete.
CONCEIÇÃO, Ana Lucia. In: Nova escola. São Paulo: Moderna, ano 24, n. 223, p. 28. 2009. Fragmento. Adaptado: Reforma Ortográfica.
QUESTÃO 09 - Qual é o assunto desse texto?
(A) As cores da espuma do detergente e do sabonete.
(B) As estruturas dos olhos dos seres humanos.
(C) O perfume do sabonete e do detergente.
(D) O tamanho das bolhas de sabão.
Leia o texto abaixo e responda a questão 10.
Texto: Quando os vilões se encontram
Estavam todos lá. Pense num, em qualquer um e ele estava lá. O Capitão Gancho? Lá. A madrasta e as irmãs de Cinderela? Lá. A Rainha Malvada da Branca de Neve? Também. A Bruxa Má do Oeste? É claro que estava lá!
E isso sem falar em Dick Vigarista, Freddy Krueger, Coringa, Darth Vader, Mancha Negra, Lex Luthor, Cavaleiro Negro e mais algumas bruxas, uns dragões e outros monstros.
Era a Reunião Universal dos Inimigos Malvados, a R.U.I.M.
Todos chegaram à meia-noite em ponto ao Salão Negro do Castelo das Assombrações.
O Lobo Mau, que era o presidente da associação, tomou a palavra e disse:
– Caros vilões, estamos aqui reunidos por um motivo muito importante: ninguém respeita nossos direitos. Em todos os finais de história nós apanhamos e perdemos, sempre. Basta! Precisamos lutar contra isso. Precisamos virar a mesa, certo?
Nova Escola, ano XXIII, n. 213, p. 116, jun/jul 2008. Fragmento.
QUESTÃO 10 - O assunto desse texto é
(A) a associação dos vilões das histórias infantis.
(B) a chegada dos vilões ao Castelo das Assombrações.
(C) a luta dos vilões das histórias infantis.
(D) a reunião dos vilões das histórias infantis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário